quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Música Sacra - Giovanni Pierluigi da Palestrina

Giovanni Pierluigi da Palestrina


é um dos grandes compositores do Renascimento pois teve um papel muito importante na Musica Sacra. O seu nome verdadeiro nome é Giovanni Pierluigi. Palestrina surge como cognome pois foi a cidade onde nasceu a 3 de Fevereiro de 1525. Menino de coro de igreja no ano de 1537, começou a estudar música ate ao ano de 1540 em que aprendeu a tocar orgao e que foi o seu primeiro instrumento e emprego no coro ao qual foi mestre mais tarde. Em 1550, segue o bispo Júlio II e fica como mestre da Capella Giulia mas com a morte do bispo e com o novo sucessor, Palestrina é obrigado a vir embora por ser casado. Um ano depois, publica o seu primeiro livro de missas.  

Palestrina teve uma vida um pouco atribulada. Casou 2 vezes, andou de país em país seguindo a igreja católica e os seus bispos e Papas.

O seu primeiro casamento foi com Lucrezia Gori e o segundo casamento foi com Virgilia Dormoli. 

O estilo de Giovanni Palestrina, é sem dúvida o contraponto franco-flamengo em cada voz da missa, flutuam de voz para voz e em cada inicio de frase do texto.

Com a sua famosa escrita, Palestrina fica conhecido e começa a ter mais trabalho a nível de composição e começa a ver o seu salário aumentado pelo Vaticano pelo seu grande trabalho. 

104 missas, 375 motetos, 42 madrigais sacros, 91madrigais profanos, 68 ofertórios, 45 hinos e um Livro de nome Lamentação de Jeremias (Magnificat), são o trabalho de Palestrina durante a sua vida. 

Nas 104 missas, destacam-se Papa Marcelo, Alma redemptoris, Beatus Laurentius, Ecce Johannes, Super voces, O admirabile commercium, O magnum mysterium, Quem dicunt homines, Tu es pastor, Tu es Petrus, Viri Galilaei, Hoje nasceu o Cristo, para a noite de Natal, e a serena Pro defunctis. A sua maior obra é “Maria Subiu aos Céus” que se divide em 6 partes e que segue o estilo do canto gregoriano. Muitas delas são a quatro e oito vozes mas em poucos casos escreve peças para doze vozes em simultâneo. Uma das missas de nome “sine nomine” foi bastante explorada por Johann Sebastian Bach que estudou e executou enquanto escrevia uma das suas obras primas.

Em relação aos motetos, alguns ainda são cantados nos dias de hoje por todo o mundo como “Surge illuminare e O magnum mysterium”, “Pange lingua, Viri Galilaei, e Accepit Jesus calicem”. O Seu moteto mais conhecido e Stabat Mater pelo seu conteúdo extremamente dramático. 

A escrita de Palestrina era bastante contrapontística que se foi desenvolvendo a capacidade de se perceber as frases juntamente com a sonoridade da pronúncia ordenada para evitar atropelamento de sílabas durante a execução. Como neste momento do século se vivia um momento de instabilidade a nível religioso pois os protestantes diziam que já não havia fé nos deuses e para a igreja católica se opor a isso, criaram o Conclio de Trento, Giovanni Palestrina utiliza o canto Gregoriano para ter uma linha melódica segura e utiliza algumas regras do Concilio. 

Govanni Palestrina, morreu em 1594 e foi enterrado na Basílica de São Pedro ode decorreu uma cerimónia fúnebre com músicos da época e pessoas amigas de Giovanni.

Nos dias de hoje, Geovanni Palestrina ainda e relembrado por compositores e músicos que tocam e cantam obras deste grande compositor e organista, existem monumentos em sua honra e livros das suas obras. Palestrina ficara sem dúvida na história da música por ter sido o compositor da era Renascentista. 

Trabalho: "História da Música" - 2009 - CEMPA


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